Nos últimos 10 anos, o B-130 afirmou-se como um óptimo amplificador recebendo galardões e boas críticas, um pouco por todo o mundo. O último, foi o Diapason D’or. b130-2

Agora, o B-130 sofreu um upgrade significativo e passou a ter a designação B-130XS.

O B-130 já tinha capacidade de incluir o conversor digital analógico (DAC) FabelDac mas, agora, o B-130 XS tem capacidade para o novo DAC topo de gama. Este DAC terá entradas USB, Toslink e coaxial. Esta unidade terá um DAC altamente avançado, assim como o seu circuito analógico.

O B-130XS controlará o DAC directamente através do telecomando Gizmo ou dos botões frontais. Quando instalado, o visor informará qual a entrada selecionada no DAC.

A maior parte dos produtos DENSEN pode ser actualizada para versões mais recentes, mas isso não acontece com o B-130XS, pois a sua placa principal foi redesenhada.

O B-130XS apresenta-se com o design estreito e rectilíneo usual da marca com oito botões discretos na frente.

O B-130XS é baseado nos equipamentos de referência da marca, como o B-275 e o B-350. O B-130XS usa elementos fundamentais destes equipamentos. Com a ideia de criar um aparelho high-end a um preço acessível, que terá que ser “ouvido” para se acreditar.

A secção de pré-amplificação tem uma fonte de alimentação de 30.000µF e três fontes separadas. Toda a secção é baseada no pré-amplificador topo de gama B-275.

Muitos equipamentos da concorrência usam circuitos integrados digitais para controlar o volume. Estes circuitos têm desvantagens, pois são circuitos complexos e acabam por degradar o sinal. A DENSEN usa uma solução desenvolvida pela marca, baseada num atenuador de relés controlado por micro-processador. Isto assegura um caminho de sinal muito curto, o que assegura também que não haja quase interferência ou ruído auto-induzido. Este atenuador não influencia a precisão, pois tem 200 etapas com escalas de 0,5db. Isto significa que se pode regular o volume com exactidão, mesmo em baixos volumes. Deixa de existir desiquilíbrio entre canais a baixos volumes.

A secção de amplificação de potência do B-130XS é baseada no B-350. O B-130XS debita 80W a 8 ohm. Como sempre, na DENSEN, estes números são modestos. A fonte de alimentação tem quatro saídas independentes e 60.000µF, o que totaliza sete fontes independentes e 90.000µF.

Os circuitos do B-130XS funcionam todos sem feedback. E debita os primeiros watts em pura classe A. Todas as resistências são Vishay de filme metálico com 1% tolerância. Condensadores Vima e condensadores de alta velocidade DENSEN. O circuito impresso é dupla face em teflon, que assegura uma separação entre sinal e massa. Esta é também o modo mais eficiente de criar um trajecto curto de sinal.

O B-130XS tem uma panóplia de possibilidades de upgrades e expansões. É possível instalar placa para células MM (DP-03MM). O B-130XS tem duas saídas de pré-amplificação, o que torna fácil adicionar mais amplificação para bi-amplificar ou tri-amplificar. Pode inserir um crossover activo (saxo). O B-130XS está equipado com comunicação inteligente, através do sistemaDenLink. Pode também melhorar a qualidade do som, através da adição de fontes de alimentação externa (DNRG) que adiciona potência à secção de pré-amplificação. Pode ainda adicionar uma placa analógica surround 5.1/7.1. Esta placa não tem processamento, ou seja, o DVD ou SACD tem que ter saídas analógicas 5.1 para poder conectar à placa em questão.

Poderá depois controlar o volume dos canais através do telecomando Gizmo (pode adquirir o amplificador B-340 de quatro canais para amplificação surround).

Finalmente, o DENSEN B-130XS tem opção de montar o DAC interno que estará disponível em Junho.

O B-130XS é montado à mão na fábrica da DENSEN em Esbjerg, na Dinamarca.

Esperamos que o B-130XS seja o maximo expoente em musicalidade, com uma capacidade sem precedentes de upgrade e expansão. Esperamos que o B-130XS, assim como o B-100 e o DM-10, se torne uma absoluta referência, não só na sua categoria de preço mas entre todos os amplificadores integrados.

O preço recomendado é de 3000€ e, como de costume, o equipamento vem com garantia vitalícia para o primeiro proprietário.