Famoso pela sua acústica, Watford town hall, situado a noroeste de Londres, é o principal local de gravação de toda a banda sonora da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

John Kurlander foi contratado pela produtora New Line Cinema no início da trilogia, para gravar a música dos três filmes. Kurlander, que começou a sua carreira como engenheiro assistente no álbum Abbey Road dos Beatles, completou recentemente, a gravação da banda sonora da muito aguardada saga da terra média, “As Duas Torres”.

Kurlander mais uma vez escolheu o estúdio semi-permanente CTS, montado em Watford Town Hall para esta última gravação. Mesmo equipado com um grande sistema ATC 5.1, que inclui 3 SCM 150’s, 2 SCM 20’s para surround e sub 0.1 de 1000W, Kurlander preferiu usar os seus Active 20’s nos canais frontais e usar as SCM 20’s e o Sub 0.1 dos estúdios CTS.

John Kurlander enumera as suas razões para preferir usar um sistema nearfield ATC portátil: “muitas colunas dão muita adulação aos graves e agudos. Essas áreas são muito apreciadas por muita gente, que se deixam impressionar facilmente por algum tempo”. Ele lembra uma conversa com Bill Woodman (fundador da ATC), em que este sublinhava a importância de fidelidade na zona de frequências médias: “Billy dizia que zona em que as scm20A’s são mais correctas a nível de fase e de baixa distorção é a gama média”. Isso ajuda a ter o tom certo no resto da gama, especialmente em filmes e TV. Kurlander estava também preocupado, que os directores e produtores de grandes filmes de acção, como o senhor dos anéis, quisessem ouvir a gravação num grande sistema em alto volume. Isso acabou por não ser o caso. Eles perceberam que não é só a experiência do cinema, mas também em DVD. Se soa bem num sistema nearfield de 5.1, e eles sabem que está a ser bem transferido para a fase de dobragem, eles podem relacionar a música com os diálogos e efeitos.